A Empresa

Estabelecida há mais de quinze anos, na cidade de Piuma – ES – Brasil, a Exotica Pergaminho Couros e Peles Ltda, vem se firmando como principal fabricante e fornecedor do legitimo Pergaminho, preparado a partir de peles de animais.

Hsitória Empresa Exótica Pergaminho

A história da empresa, não reflete o conhecimento da importância que a mesma ocupa no cenário das Américas, tanto pela qualidade de seus pergaminhos, tanto pelo seu compromisso de resgatar e manter viva uma cultura de origem milenar.

Ao longo de sua existência, a Exótica Pergaminho tem trabalhado arduamente para que sua produção se ajuste às modernas necessidades de controle do impacto ambiental de sua produção. Além de empregar somente peles decorrente do aproveitamento do abate de animais domésticos (cabra, carneiro e bezerros), os insumos utilizados não são agressivos ao meio ambiente (classificados como bio degradáveis).

Curtume Piúma Exotica Pergaminho

Sr. Pedro Augusto manipulando os pergaminhos brancos

De início, a empresa destinava sua produção de pergaminhos exclusivamente para as gráficas brasileiras especializadas na impressão de diplomas universitários e certificados e títulos honoríficos, setor no qual se firmou definitivamente, não só pela qualidade de seu produto, mas fundamentalmente, pela seriedade e cuidado dispensado no atendimento de uma clientela, refém de baixo nível de profissionalização do fornecedor então pré-existente.

À medida que consolidava sua posição nesse segmento, a empresa, passou a mostrar alguns tipos de pergaminhos então processados, para o mercado externo.

Pedro Augusto e o Sr. Z. Henk de Groot

Pedro Augusto e o Sr. Z. Henk de Groot

Somente a partir do interesse do Sr. Z. Henk de Groot ( holandês, estudioso da historia e do modo de preparo do pergaminho na Idade Média – veja www.dedas.nl, e hoje o principal divulgador e distribuidor na Europa), foi que a empresa passou a introduzir procedimentos que lhe permitiu obter um pergaminho natural de pele de caprino de alta qualidade, voltado para o segmento de encadernação e restauro, e, posteriormente, também empregado pelo segmento de arquitetura e designers de interiores (painéis).

Mais recentemente, seguindo tendência que já se observava na Europa (especialmente na Itália), a empresa passou a oferecer estes pergaminhos coloridos, nas cores desejadas pelos clientes.

Sr. Pedro Augusto em Le Cuir a Paris 2009

Sr. Pedro Augusto em Le Cuir a Paris 2009

Em sua primeira participação na LE CUIR A PARIS, dentro do evento de tendências de mercado, conhecido como “Une Vision Pluriel”, a Exotica Pergaminho, obteve destaque por ser o único stand voltado exclusivamente para o pergaminho (veja press-release site da Le Cuir a Paris, setembro 2009). Na ocasião recebemos visitas de designers das mais importantes griffes do mundo.

Certamente, pode-se afirmar que o interesse despertado por estes profissionais, que sempre correm em busca de novidades e produtos de alta qualidade, levou a direção da LE CUIR A PARIS, reservar um espaço especial para o pergaminho na próxima edição de 14-16 de setembro 2010.

Empresa Autorizada e Certificada por: